Antes de engravidar |
Quando o casal está cogitando em aumentar a família, é muito importante que ambos façam exames de sangue para averiguar a compatibilidade sanguínea. A mulher, especialmente, deve consultar um ginecologista para que lhe seja receitada a dosagem certa de ácido fólico, como costumeiramente tem sido feito (a fim de melhor resguardar a formação do sistema nervoso central da criança). Um tratamento odontológico também é recomendado, pois na gravidez o cálcio da mãe é passado para o bebê, e os dentes podem ficar mais suscetíveis a cáries.
Para o futuro papai, é interessante a ingestão de ácido fólico pois, conforme publicado na Revista Marie Claire (no. 220 / Julho 2009 / pg. 170), um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que homens que consumiam maior quantidade de ácido fólico reduziam em 30% as chances de aneuploidia em seu esperma (número de cromossomos errados), em comparação àqueles que apresentavam níveis mais baixos dessa vitamina no organismo. Normalmente, cerca de 4% do esperma liberado na ejaculação tem essa característica, e é esse índice que é reduzido diante de um maior consumo de ácido fólico.
Particularmente, em termos de preparativos estruturais para essa nova etapa familiar, recomendo que, se o casal ainda não tem, compre uma lavadora de roupas. Este é um eletrodoméstico que será um diferencial no andamento das atividades domésticas, pois nem sempre é possível contar com uma secretária/babá para auxílio nessa área.
Durante a gestação |
1) A mamãe deve fazer todo o acompanhamento pré-natal.
2) A mamãe deve tomar cuidados básicos para a sua saúde: ter uma dieta saudável (sem álcool, fumo ou cafeína), praticar exercícios, hidratar a pele etc.
4) TREINAMENTO: ambos, pai e mãe, devem procurar algum treinamento/oficina de preparação para a chegada do bebê.
5) LISTAS DE USO PRÁTICO:
5.1) Estimativa de pacotes de fraldas RN, P, M e G
5.2) Lista de Chá-de-Bebê - um modelo já com os itens costumeiramente solicitados em eventos dessa natureza. Tem capa e espaços para as assinaturas dos participantes. As quantidades de fraldas RN, P, M e G foram calculadas de acordo com minha experiência pessoal (é a mesma estimativa do item anterior).
> Escolha se será LISTA PARA MENINO ou LISTA PARA MENINA (clique em um dos dois - em caso de gêmeos, algumas quantidades deverão ser duplicadas).
5.3) Preparando um Chá-de-Bebê
No 7o. mês de gestação |
Tendo em vista que o bebê pode chegar antes do previsto, é recomendável que o quarto dele, bem como suas roupinhas e a bagagem da maternidade já estejam prontas. Os tecidos devem ser de algodão, e não sintéticos. As roupinhas devem ser lavadas com sabão neutro (preferencialmente de côco). Caso esse preparo prévio seja realizado, e a gravidez continue evoluindo normalmente, é bom que antes do parto as roupinhas sejam lavadas novamente.
O quarto deve ser mantido limpo e arejado, sendo priorizada uma decoração sem muito enfeites, para se evitar acúmulo de poeira.
Nesta etapa é bom também já providenciar as lembrancinhas, e uma lista de pessoas que deverão ser avisadas quando o parto acontecer. Também é aconselhável decidir o nome do bebê. Conversando com o esposo, escreva o nome completo da criança, e veja se combina com os nomes que estão sendo cogitados.
Bom também é já preparar os bicos dos seios para a amamentação. Em casa, a mamãe deve ficar sem sutiã. Deve também dar banho de sol (preferivelmente antes das 8h e depois das 16h) nos bicos, e puxá-los delicadamente para que já se acostumem às mamadas do bebê.
O site PAPO DE MÃE fornece orientações sobre tipos de parto (clique aqui), dentre outras matérias bem interessantes.
UM MÊS ANTES DE O BEBÊ CHEGAR:
♦ Deixar a Bagagem para levar para a Maternidade pronta;
- - 2 ou mais camisolas, ou pijamas com abertura frontal.
- - 1 roupão.
- - calcinhas confortáveis.
- - meias.
- - sutiãs próprios para amamentação.
- - absorventes GERIÁTRICOS (pois depois do parto há muito fluxo)
- - absorventes para os seios.
- - demais produtos de higiene pessoal
- - chinelo para o banho.
IMPORTANTE: a mamãe deve saber de antemão que, caso seu parto seja cesáreo, devido à anestesia, ela deve priorizar um repouso absoluto de 24 horas após o parto. NÃO DEVE FALAR, e se mover somente o mínimo possível. Esse repouso é fundamental para diminuir os riscos de um possível efeito colateral da anestesia.
Depois da chegada do bebê |
1) O guia ao lado me ajudou muito quando fui mãe 'de primeira viagem'. Foi elaborado pela Revista Crescer, da Editora Abril. De tanto fotocopiar estas instruções tão certeiras e dar para minhas amigas, decidi digitar seu conteúdo e disponibilizá-lo aqui. Clique na figura para fazer o download.
2) Por mais que seja cansativo, a mamãe deve fazer um esforço para amamentar o bebê, pois o leite materno é o melhor alimento para ele. Se houver pouco leite, pode-se tentar alguns métodos visando o aumento da produção (vide aqui), SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MÉDICA.
3) Alguns pediatras recomendam que se anotem todos os eventos que acontecem ao nenê, tipo: pipi, cocô, mamadas etc. Então, elaborei um diário para facilitar minhas anotações (clique aqui e faça o download do mesmo).
4) Além da clássica Hipoglós, que de fato é excelente, uma boa opção para assaduras é a pomada Babymed, que custa 1/3 do preço da Hipoglós:
5) Dar banho de sol diariamente no bebê. Se estiver nublado, ainda assim é importante que o bebê saia para receber os nutrientes do ambiente externo. Melhores horários: até às 8 h, e depois das 16 h.
6) Fazer o acompanhamento mensal do bebê no pediatra, inclusive, com atenção ao agendamento das vacinas.
7) Acertando desde o início... Veja este tópico na postagem "Crianças, Cuidados e Orientações" (clique aqui)
8) Rotina e dieta de um bebê - 3 meses - 4 a 6 meses
9) Atividades da Cuidadora de um bebê de 3 meses
10) Papinhas
11) Bagagem do bebê - 0 a 6 meses (para as saídas de casa)
Para deleite do papai e da mamãe |
1) Figuras infantis para enfeitar textos
2) Ser mãe
3) Quando é o pai que fica em casa, uma inspiradora matéria da Revista Crescer (Ed. Globo).
4) Pai mais presente
5) Mamá - um lindo comercial
6) Mães em todas as cores
* Algumas dessas orientações foram obtidas no Guia do Laboratório Pasteur e também em um guia de autoria de Teyla Andrade, Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista.
***
Imagem: iVillage.ca
muito bom, amei as suas idéias e já utilizarei no chá de bebê que irei dirigir
ResponderExcluirdanielle rangel lessa
Ótimo post, são dicas importantes e úteis.
ResponderExcluirOlá me chamo Késsya e adorei o blog parabens...
ResponderExcluirja estou na minha segunda gestação agora um menino mas ainda assim procuro dicas e blogs interessantes como este para esta bem informada...