A Secretaria da Saúde do Estado mantém em Fortaleza cinco unidades que realizam atendimentos de urgências odontológicas durante todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, em todos os horários. Funcionam 24 horas. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Centro e Joaquim Távora, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) da Praia do Futuro, Canindezinho e José Walter realizam em média 108 atendimentos diários de urgências odontológicas. O problema é a distribuição irregular dos atendimentos. Enquanto o CEO Centro atende em média 58 pacientes por dia em casos de urgência, o CEO Joaquim Távora e as UPAs 24h realizam 15 atendimentos diários, em média, e há dias em que as UPAs não são procuradas para atendimento odontológico de urgência. Tanto nos CEOs quanto nas UPAs, o atendimento é feito 24h, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.
Com 6.694 atendimentos de urgência realizados em 2014, o CEO Joaquim Távora registrou média diária de 18,6 atendimentos. Este ano, até maio, a unidade fez 2.326 atendimentos, média de 15,5 por dia. Já o CEO Centro realizou em 2014 20.980 atendimentos de urgência odontológica, com média de 57,5 por dia, a mesma deste, quando, até maio, atendeu 8.693 casos de urgência. Com atendimentos odontológicos iniciados em dezembro de 2012, a UPA 24h do Canindezinho atendeu até 20 de junho deste ano 9.161 urgências odontológicas e, a UPA 24h da Praia do Futuro, 8.628. A UPA 24h do José Walter iniciou o atendimento de urgências odontológicas em outubro de 2013 e, até 20 de junho deste ano, atendeu 5.205 pacientes com esse perfil.
Nas UPAs 24h o dentista de plantão atende casos de urgência e emergência, por ordem de classificação de risco – os casos mais graves e aqueles que causam maior sofrimento ao paciente são atendidos de imediato. Por isso, para os casos de rotina, não emergenciais, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação de flúor, a população deve procurar atendimento pela equipe de saúde bucal, na atenção básica dos municípios. Os serviços de urgência odontológica das UPAs 24h atendem casos de infecção dentária, problemas de dor de dente (pulpite aguda), hemorragias gengivais após extração dentária e casos de traumas dentários provocados por quedas, acidentes ou outras causas.
Procure o serviço de urgência odontológica mais próximo da sua casa, que funciona 24 horas, de domingo a domingo, em Fortaleza.
– CEO Centro, Rua 24 de Maio, 288, Centro
– CEO Joaquim Távora, Rua Monsenhor Bruno, 2570, Joaquim Távora
– UPA Praia do Futuro, Rua Júlio Silva, 440, próximo à creche Dom Aloísio Lorscheider
– UPA Canindezinho, Rua 15, esquina com Rua José Dantas Vieira
– UPA José Walter, Avenida Presidente Castelo Branco, ao lado da Chesf
Nenhum comentário:
Postar um comentário