A vida já é cheia de desafios, e tudo se complica mais quando sentimos algum tipo de rejeição. E quando esse problema acontece na infância/adolescência, esse mal pode desencadear um processo depressivo que afetará drasticamente essa vida em formação.
Bullying, por exemplo, é definido como 'atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder'.
Em muitos casos - infelizmente - as vítimas de bullying não relatam suas perseguições para os pais, nem para os professores. E também há casos em que o bullying começa dentro de casa, ainda que involuntariamente, cometido por pais e irmãos.
Portanto, é preciso muita cautela. Pais e professores precisam atuar na prevenção e, quando possível, no combate dessa prática odiosa. Estimular o respeito ao próximo e estar atento a algum comportamento silencioso não esperado são ações que podem ser preventivas.
A seguir, uma apostila, uma breve matéria sobre o assunto e a indicação de um filme bem interessante que aborda um caso real de superação desse problema.
Mini Apostila: Como ajudar a combater o Bullying
***
Foto do topo: The Brock News
Nenhum comentário:
Postar um comentário