1) Em qualquer hipótese, deve-se solicitar o CPF do(a) candidato(a) e checar seus antecedentes criminais. Do mesmo jeito que acontece no Ceará (vide esse link), outros estados - do Brasil e do mundo - devem ter seus links de consulta, e os interessados podem ser checados de acordo com o seu local de origem. Essa medida visa resguardar a segurança de todos os envolvidos.
2) Em qualquer hipótese, deve-se solicitar uma carta de recomendação do pastor da igreja onde o(a) irmão(ã) se congrega. Receber desviados ou membros sem compromisso poderá trazer dores de cabeça para a equipe do projeto. O primeiro compromisso do crente é com sua igreja local. Se esse compromisso tem sido falho, com quase certeza isso afetará sua atividade no projeto - Lucas 16:10.
3) Se o(a) interessado(a) for menor de idade, deve-se solicitar uma autorização escrita dos pais/responsáveis legais.
4) Se o(a) interessado(a) for casado(a), deve-se perguntar ao(à) mesmo(a) - enfaticamente - se o cônjuge concorda com sua ida. Projeto evangelístico/missionário nenhum deve ser fuga de responsabilidades domésticas, e os casais precisam se apoiar mutuamente.
5) O(A) interessado(a) deveria assinar um Termo de Compromisso atestando que fará um esforço para se adaptar e respeitar a cultura local. Preferivelmente, nesse termo já constaria algumas peculiaridades que certamente serão vividas pelos candidatos. Exs.:
♦ Caso seja convidado(a) para fazer alguma refeição em uma residência da comunidade local, não deverá rejeitar a comida.
♦ Esforçar-se para não transparecer rejeição a certos costumes que lhe parecerem estranhos (ex. na África, há lugares que carregar peso é uma obrigação mais das mulheres do que dos homens).
6) O(A) interessado(a) deve providenciar um seguro de viagem, a fim de se precaver de eventualidades na área de saúde e acidentes.
Missionários em lugares exóticos já testemunharam que nem todos os que se dirigem para lá, em viagens missionárias curtas ou longas, estão de fato com a motivação certa - ou mesmo quando estão, não estão cientes de todas as implicações. Pessoas assim podem até prejudicar o trabalho missionário local com o seu comportamento. Todas as medidas possíveis para peneirar aventureiros/imaturos devem ser tomadas! A história da batalha dos 300, com Deus e Gideão, contra os midianitas mostra a importância de uma boa seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário