Essa data é importantíssima tanto no sentido da história como no aspecto profético. É o dia da criação do Moderno Estado de Israel. A seguir apresentamos as principais datas relacionadas a Israel:
3.000 atrás (Cerca de 1010 a.C.) – O rei Davi conquistou a fortaleza dos jebuseus, transformando-a na capital do Reino de Israel (2 Samuel 5:1-7), lá ficava o monte Moriá, onde Abraão (mil anos antes) foi provado por Deus quanto ao ‘sacrifício’ de seu filho Isaque (Gênesis 22:1-19).
606 a.C. – Primeiro cerco de Nabucodonosor, e o primeiro cativeiro babilônico (Daniel e uma elite é levada para o exílio Babilônico.
586 a.C. – Destruição de Jerusalém e do Templo construído por Salomão, e o grande exílio dos judeus para a Babilônia.
536 a.C. – O retorno dos judeus para Israel, com Esdras e Neemias, conforme a profecia dos 70 anos de Exílio, de Jeremias (Jeremias 25:11-12 e Daniel 9:1-3).
333 a.C. – Alexandre Magno, na expansão do Império Grego, conquista Jerusalém.
165 a.C. – Revolta dos Macabeus e reconquista judaica de Jerusalém.
60 a.C. – O Império Romano conquistou todo o norte da África e o Oriente Médio, inclusive Israel.
70 d.C. – Revolta judaica contra Roma, tendo como conseqüência a destruição de Jerusalém e do Templo construído por Herodes, e a dispersão dos judeus.
73 d.C. – O último e mais heróico movimento de resistência contra Roma, a Fortaleza de Massada (“Lugar Seguro”), caiu. Contudo, ninguém foi feito prisioneiro, quando as legiões romanas tomaram o local, os judeus haviam se suicidado (não estavam mais lá!).
637 d.C. – O califa Omar conquistou Jerusalém; e em 691 foi construído o Domo da Rocha, no Lugar do Templo de Yahweh.
1099 d.C. – As cruzadas assassinam os hierosolimitanos judeus e muçulmanos, e fizeram de Jerusalém a Capital dos Cruzados.
Séculos XIII a XV d.C. – Domínio dos Mamelucos, aristocracia militar egípcia.
1517 a 1917 – Domínio turco, quando Suleiman, o Magnífico, reconstruiu muralhas e fontes públicas. Após sua morte, Jerusalém foi desprezada pela administração de Constantinopla.
Século XIX – Com o declínio do Império Otomano, judeus começaram a voltar para Eretz-Israel. Um crescente número de imigrantes judeus da Europa voltavam para terra de seus pais.
1917 – O general inglês Allemby, crente em Cristo, toma Jerusalém sem dar um tiro, dando ensejo à promessa do Governo Inglês de devolver Jerusalém para os judeus, que os ajudaram a vencer a I Guerra Mundial. Contudo, a Inglaterra não cumpriu sua promessa.
Início do Século XX – Retorno de judeus para Israel, mesmo com a oposição do Reino Unido.
1939 – 1945 – II Guerra Mundial, judeus ajudam os aliados contra Alemanha, Itália e Japão, e defendem Jerusalém.
29 de Novembro de 1947 – Assembléia da ONU que aprovou a criação do Estado Judeu, na Terra de Israel.
14 de Maio de 1948 – A Fundação do Moderno Estado de Israel.
Obs. Toda a história de Israel se encontra em nosso site (www.cristoevida.com), nas Mensagens Pastorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário